19 de novembro de 2011

Crítica do Filme - Amanhecer - Parte 1 (Saga Crepúsculo)



Enfim estreou no dia 18/11 a primeira parte do filme Amanhecer, um dos filmes mais esperados do ano. Sem esperar, fui conferir o filme e começo falando que como fã, sai muito satisfeita do cinema. Para começar, recomendo a quem não assistiu nenhum filme da série, ou não viu Eclipse, que faça isso antes de assistir Amanhecer, pois mesmo sendo um filme maravilhoso na minha opinião, é impossível quem não conhece a trama entender ou até mesmo gostar.

Já tem saído na internet muitas críticas tanto negativas quanto positivas sobre o filme, mas acredito que como outro filme qualquer, uns gostam outros não, nenhum pode agradar a todos, e a Saga Crepúsculo já sofre uma certa "perseguição" tanto dos críticos como das pessoas que possuem pré conceitos sobre a história e personagens.

Mas vamos ao que interessa, o filme. Já li todos os livros da série, o último, Amanhecer, foi o melhor de todos, e foi com a expectativa de que o filme também seria bom que fui ao cinema. Posso dizer que é a primeira vez que não me decepciono. O filme mostra da melhor maneira possível os fatos que acontecem no livro, algumas partes foram cortadas, por grau de importância na trama, mas não tirou nem um pouco o brilho da história.

SPOILER - Daqui em diante o artigo contém spoilers.



Para começar com o casamento da Bella e Edward, confesso que apesar de fazer jus ao livro, eu esperava mais brilho e mais alegria por parte dos noivos, porém, Bella parece muito desconfortável com o casamento, fugiu um pouco do romantismo que estamos acostumados a ver no casal. Mas não deixou de ser emocionante, me arrancou lágrimas no momento em que ela caminhou para o altar com Charlie.


Outro ponto que deixou a desejar na minha opinião, foi a frieza que Bella passa ao se despedir dos pais, vejam só, no momento em que Jacob aparece de surpresa da festa, Bella simplesmente se desmancha em choro e excitação quando o vê, mas para se despedir e ver seus pais pela ultima vez, nenhum emoção, nada. Bom, mesmo assim, isso não tirou o brilho do filme.

Lua de Mel, perfeita né. O cinema inteiro vibrou quando a imagem do cristo redentor surge na telona. Óbvio que fico orgulhosa por saber que um filme mundialmente conhecido teve cenas importantes rodadas no Brasil, mas assim como em todos os filmes estrangeiros gravados no país, o clichê é mostrar pessoas sambando, mulatas e mulatos, e a mesma coisa de sempre, pessoas simples, e até o estereotipo "índio" nos caseiros. Mas  mesmo assim, ficou super legal, e a casa na ilha de Esme é simplesmente um sonho! Ah, sem deixar de ressaltar o Edward falando em português com o taxista e os caseiros, achei super legal a tentativa dele, o sotaque ficou quase perfeito, curti bastante.



A noite de nupcias foi menos romântica do que no livro, e teve mais humor do que romance. Mas apesar de não ser nada demais, as cenas de sensualidade e sexo foram satisfatórias, por mim, poderiam apimentar até um pouco mais, porém, o filme não seria aprovado para menores de 16 anos...

Todo o momento em que Bella e Edward descobrem a gravidez e voltam para Forks, foi bem retratada como consta no livro. A história mal contada para Charlie sobre uma suposta doença que Bella teria contraído, no qual ele não poderia vê-la por um bom tempo, foi tão não convincente quanto no livro, nesse ponto achei fraco demais, porém, filme é filme, todo mundo acredita.



Agora, destaque para as cenas dos lobos, trouxe um toque de ação para o filme, que sem isso, entraria para a linha dos filmes "água com açúcar". Bem intensa todas as brigas e perseguições. Jacob na minha opinião, rouba a cena totalmente, até parece que ele e Bella são os protagonistas do filme, e não Edward. Taylor Lautner foi ótimo no filme, acho incrível como ele se parece tanto com o Jacob do livro, quem leu o livro entende do que eu estou falando.

Enfim, resumindo um pouco, tudo foi perfeito até o parto de Bella, que confundiu um pouco, até mesmo quem já sabia oque iria acontecer, após o nascimento de Renesmee, Bella morre ou não morre, não sei dizer bem, ficou confuso demais. Mas no fim, tudo correu do jeito que deveria ser, Edward aplica seu veneno diretamente no coração da amada, e aguarda seu despertar para a nova vida. Senti falta dos pensamentos de Bella no momento em que a transformação ocorre no seu corpo. No livro ela agoniza de dor, mas sem demonstrar para a família Cullen. Já no filme, somente fica deitada como defunto na maca, enquanto o veneno  restaura todo seu corpo, e a deixa linda e perfeita. O bebê que supostamente estaria tentando matar a mãe antes mesmo de nascer, deixa o lobo Jacob apaixonado, calma, não é pedofilia, é coisa de lobo, imprinting,  isso é o que salva a vida da menina, já que o objeto de imprinting de um lobo é sagrado e ninguém pode machucá-lo.

Bom, na minha opinião , apesar de destacar os pontos negativos, continua sendo um filme ótimo! Ótimo para os fãs, tanto faz, não importa, para mim foi perfeito, fiquei satisfeita e muito ansiosa para a segunda parte. Agora, esperar 1 ano para ver o final, demonstra um golpe de marketing descaradamente. Mas, vamos ter que aguardar.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei também! Apesar de alguns pequenos detalhes que poderiam ter ficado melhores (eu destacaria os mesmos que você), acredito que não interferiram muito no filme. Achei bem parecido com o livro e muito melhor que todos os outros filmes, inclusive a atuação dos atores e todos aqueles olhares.
    Apesar do grande destaque do Jacob ( a cena dos lobos ficaram show) ainda continuo apaixonada por Edward. Eu quero um vampiro deste para mim. kkk

    http://educarmaisblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Bom, gostei do filme, mais falo que ficou um pouco sem romance, serio gente, faltou romance nisso tudo, no momento em que Bella vai para o altar ela deveria estar linda, sorrindo.... Teve menos romance e menos terror.....e mais comedia infelizmente.... Mais foi bom... nao fiquei satisfeito, esperei tanto, sonhei tanto, pra ver que foi uma coisa boa, mais nao se compara aos outros.....Espero que o ultimo seja melhor......As imagens foram otimas,a cena do parto então foi perfeita.... Eu não gostei muito da parte de comedeia na lua de mel, Adorei as lutas, desestei um pouco as musicas pois foram repetidas mais ficaram + ou - .....

    ResponderExcluir
  4. O Filme e fraco a Dublagem ficou uma merda ... Sinceramente nao superou as minhas expextativas

    ResponderExcluir
  5. nossa, quem tem coragem de assistir qualquer filme dublado? sempre fica uma merda....

    eu sempre assisto legendado, é muito melhor

    ResponderExcluir
  6. Sou muito suspeita para falar, mas tbm achei a dublagem uma porcaria e achei que o filme pelo menos fosse até o início da plêmica com os outros vampiros do mundo. E no próximo sim, começaria o romance do Jacob com a Renesmee.

    ResponderExcluir
  7. Este filme é simplesmente patético.
    A produção é totalmente de baixo porte e só no brasil mesmo onde o povo curtem 'Michel Teló', com a música de letra extremamente sem nenhum sentido moral "Ai se eu te PEgo" é que este filme bate recordes em bilheteria. Onde este filme é bom e merece úblico, ainda bem que países onde o gosto pelo luxo e perfeição é maior, como os Eua, o filme fique na verdadeira posição onde ele merece.
    Amanhecer parte 1 é o 5° filme mais visto mundialmente em 2011, ficando bem atras de HArry Potter e Transformers e o lado oculto da Lua. Ainda bem pois estes sim são grandes produções mesmo não sendo fã de nenhum eu tenho que reconhecer.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...