15 de novembro de 2012

Crítica Filme - Amanhecer Parte 2

Enfim chegou o grande dia! O filme mais esperado do ano! Enfim pude assistir o desfecho da incrível Saga Crepúsculo, Amanhecer - Parte 2. Foi um ano praticamente de espera, e o filme foi exatamente como eu esperava que fosse, exatamente como o livro retratava, porém, a gente sempre espera que alguma surpresa torne o filme mais emocionante ainda, acredito que de certa forma conseguiu surpreender. O filme foi bem fiel ao livro, quem leu e é fã de verdade deve ter ficado muito satisfeito. Algumas partes do livro não apareceram, como a história de Alice, que foi retratada paralelamente aos acontecimentos no livro. Mas isso não afetou o rumo da história. Gostei bem mais da Kristen Stewart nesse último filme do que nos outros 4, agora sim ela parece realmente estar viva, ironicamente já que agora é que ela virou vampira e seu coração já não bate mais. No livro a história inventada para Charlie, pai de Bella, foi meio forçada e nenhum pouco convincente, mas no filme, os produtores se superaram achei que ficou bem mais aceitável...apesar da frieza com que Bella trata o pai após sua transformação. As cenas de sexo tão esperadas entre o casal vampiro poderiam ter sido mais picantes.

Jacob como sempre rouba a cena, mas dessa vez ele estava bem mais humorado, e entrosado na atmosfera vampiresca, e a todo momento protegendo Nessi. Falando do ator, Taylor Lautner foi uma escolha perfeita para esse papel, ela sabe dosar exatamente as emoções de Jacob. Já a filha de Bella e Edward, achei meio apagada, muito linda, mas uns feitos de computação gráfica deixaram a menina muito estranha.
Vários novos personagens entram em cena, vampiros de diversos países e cada um com personalidades e dons diferentes dão corpo ao grupo que planeja enfrentar os Volturi...

Bom, o momento em que quase pulei da cadeira no cinema foi quando a batalha se inicia, na hora eu pensei "não acredito que inventaram tudo isso" e depois de incríveis cenas de ação, com muitos vampiros e lobos se enfrentando numa batalha em meio a uma enorme área coberta de neve, aonde muitas mortes de personagens importantes acontecem e muitos surpreendentes duelos, por fim, após o ápice do filme acontecer... pude respirar aliviada, uma porque o filme na verdade não fugiu da verdadeira história do livro afinal, e outra porque sem essas cenas de ação, confesso que o filme seria muito monótono, um mero drama cheio de diálogos e sem nenhuma adrenalina. Mas que bom que os roteiristas conseguiram salvar o filme através dessa épica batalha. Amanhecer é um livro que em 1 filme poderia ser retratado tranquilamente, mas como a intenção era lucrar, houve essa divisão em duas partes, essa, a segunda parte, seria é assim mesmo, um desfecho tranquilo, cheio de diálogos e revelações.

Finalizando aqui minha opinião, gostei muito do filme, não saí do cinema assim tão entusiasmada quanto no Amanhecer Parte 1, talvez porque dessa vez foi realmente um fim para a saga, não há mais o que esperar, nada mais para acontecer (bem que eu queria). Saí satisfeita, poderia ser melhor, claro que poderia, mas pelo menos não foi ruim. Quem leu o livro tem que admitir que essa parte da história, apesar de ser bem preenchida com novos personagens, situações curiosas, muito romance, e descobertas, não era muito agitada, o livro tem sim um desfecho bem light, então acredito que o filme foi o que tinha que ser, foi suficiente para deixar uma fã como eu muito feliz e ao mesmo tempo triste por ser o final. Enfim, vale a pena assistir, ou pelo menos as cenas de ação, agradam até mesmo quem não é fã.

Quem quiser saber um pouco mais detalhadamente como foi o filme, abaixo eu trago mais informações.  Quem ainda não assistiu o filme, cuidado pois contém SPOILERS.



Abrir os olhos para um novo mundo, ouvir, enxergar, sentir tudo com mil vezes mais força que um simples mortal, assim que inicia a segunda e eterna vida de Bella. No início do filme muita paixão, muitas descobertas, assim como eu, acredito que os fãs estavam mais que ansiosos para saber como seria o comportamento de Bella e como ela reagiria a suas novas habilidades. Quem leu o livro mergulhou numa vasta e detalhada gama de sensações e curiosidade que Bella sentiu no primeiro momento, sua sede instintiva de sangue humano, sua força, ela realmente pareceu ter nascido para ser vampira.

O início deste último filme, assim como no livro, trouxe diversas cenas engraçadas que eu estava ansiosa para ver... Jacob tendo que explicar a sua situação em relação a Renesmee para Bella. Bella conhecendo sua própria filha, descobrindo o dom que Renesmee tem de mostrar para as pessoas as suas lembranças através do toque.

Até aí tudo bem, o filme foi bem fiel ao livro, a casa no meio da floresta feita especialmente para Edward e Bella, no livro Esme ressalta que esse presente foi para evitar que os dois causassem danos na estrutura da mansão, afinal, dois vampiros super fortes tendo sua primeira relação sexual após a morte faria um certo estrago, mas o filme foi bem modesto. O amor, sim, chegou a vez de Bella e Edward terem uma merecida noite na cama, fiquei meio chateada pela censura no filme, achei que poderia ser muito mais sensual, mas foi quente de qualquer jeito, quem leu o livro teve uma experiência um pouco mais picante...

Então eis que Renesmee cresce absurdamente rápido, por ser um ser híbrido, ela é metade humana e metade vampira e cresce muito mais rápido do que um simples mortal. Achei que Renesmee poderia ser um pouco mais cativante no filme, no livro ela tem mais vida, mais calor...no filme a menina teve muito pouco entrosamento com o clã na minha opinião.

Eis então que Irina, a vingativa prima dos Collens e ex parceira do vampiro Laurent (morto pelos lobos no filme Lua Nova) volta para Forks a fim de se reconciliar com eles, o que ela não esperava era encontrar uma criança "imortal" como ela descreveu para os Volturi assim que chegou na Itália, sim, porque tornar uma criança imortal é um crime para os vampiros, já que segundo os Volturi, uma criança não tem capacidade de manter descrição e simplesmente mata qualquer um sem se preocupar com as consequências, tornando-se assim um perigo para o segredo de todos os vampiros. A medida a ser tomada é matar a criança imortal, assim, os Volturi decidem punir o clã dos Collens pela sua ousadia e pelo crime que cometeram. Incríveis atuação, adoro a atuação de Martin Sheen como Aro, simplesmente pitoresco e imprevisível. Martin Sheen teve sorte de poder interpretar o líder dos Volturi, na minha opinião é um dos personagens mais singulares do livro, um dos meus preferidos.

Ao descobrir os planos de Aro, Alice informa toda a família sobre o que está por vir e um dia depois, ela e Jasper simplesmente desaparecem, deixando um bilhete que informa quando os Volturi irão atacar. Mas esse bilhete era um quebra cabeça que só Bella poderia descifrar... era uma saída que Bella teria que tomar para poder proteger Renesmee, uma fuga para a menina e Jacob, como Bella era a única com a mente protegida, Aro jamais saberia de seus planos, nem mesmo Edward.

A família Collen parte então numa busca de testemunhas que pudessem provar para Aro que Renesmee nada mais é do que filha biológica de Edward e Bella, sendo que assim nenhuma regra teria sido quebrada. A menina era mortal, e não era considerada uma ameaça, como Irina afirmava. Ao conhecer os outros poderes dos vampiros aliados, Bella começa a desenvolver o seu próprio dom, agora ela é um escudo, e com treinamento consegue proteger outras pessoas além dela.

Todos partem então atrás dos amigos vampiros ao redor do mundo, Índia, Inglaterra, Irlanda, e até mesmo o Brasil, foram usados como busca de vampiros, e 18 deles resolveram apoiar a família Collen e enfrentar Aro e sua guarda. Além dos vampiros, os Collens contam com a matilha de lobisomens para ajudá-los, esta que aumentou bem mais desde o último filme.

A batalha. Ao se deparar com os Volturi, o grupo de vampiros e lobos ficam atentos aos movimentos de Aro. Por sua vez, Aro convoca Edward, depois Bella e Renesmee, assim, ele descobre que na verdade, eles não quebraram nenhuma regra, e portanto não há motivos para puni-los. Porém, Aro não se satisfaz, e sua ira aumenta com a vontade de juntar vampiros talentosos como Edward , Bella e Alice à sua guarda. Falando em Alice, santa Alice, ela aparece juntamente com Jasper, sua primeira atitude foi mostrar para Aro, que Renesmee no futuro não trará nenhuma ameaça, porém Aro mantém sua decisão em confrontar a todos, e é aí que o "bicho pega".

Foi nessa horá que eu pulei da poltrona, quando Carliste corre em direção a Aro e os dois se chocam e o que rolou? Nada, só a cabeça arrancada de Carliste. Wtf? é, isso mesmo que eu pensei também, mas não foi só isso, uma batalha imensa se inicia a partir daí, muitos duelos, muita ação , a melhor e salvadora parte do filme. Lobos morrendo, vampiros morrendo, Bella lutando, e Jacob e Renesmee fugindo e sendo perseguidos....a batalha se estende e muitas coisas acontecem até que Bella, com a ajuda de Edward, mata Aro...aiiii zummm... Tudo isso foi uma visão de Alice mostrou para Aro, mostrando assim que se Aro quiser uma batalha era terá, e será a sua última...
Então o resto que já leu o livro já sabe, pois continuou seguindo a história verdadeira, no livro essa batalha não acontece...apenas conversa, muita conversa e argumentos, que fazem com que os Volturi deixem os Collens e seus amigos em paz e voltem para a Itália. O desfecho foi alegre e feliz, o eterno felizes para sempre, todos sobreviveram, exceto a cagueta Irina, que foi aniquilada pelos Volturi. Bella e Edward puderam viver com sua filha Renesmee, Jacob sempre ao seu lado, e todos foram felizes eternamente...






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...