21 de março de 2012

Quais são os recordistas do Oscar?

   Sempre me perguntei qual filme levou mais prêmios na história do Oscar, por isso resolvi fazer uma pesquisa para encontrar quem foram os maiores recordistas. Um juri especializado de mais de 6.000 pessoas, membros da Academia como a chamam, indicam e depois votam nos melhores filmes do ano, em diferentes categorias que envolvem melhor ator, atriz, coadjuvantes, efeitos especiais, roteiro e melhor filme, entre vários outros.Alguns filmes, atores e diretores são tão bons, que acabam recebendo diversas indicações e levando vários Oscar. Confira abaixo os recordistas em premiação de todas as festas do Oscar, até hoje.



Filmes que ganharam mais Oscars

Até hoje, o maior número de premiações alcançadas por um filme, foi 11 estatuetas. Três filmes conseguiram essa façanha:

Ben-Hur (1959) – 12 indicações

Titanic (1997) – 14 indicações

O Senhor dos Anéis : O Retorno do Rei (2003) – 11 indicações (levou todas)


Diretor mais premiado

O máximo de estatuetas dadas a um só diretor foi 4 prêmios, e quem faturou eles foi:
John Ford


Ator / Atriz mais premiados

Ganhou 4 estatuetas como Melhor Atriz do Oscar:


Katharine Hepburn 



2 atores ganharam 3 estatuetas até hoje: 

Jack Nicholson 


Walter Brennan



Filmes com as 5 premiações mais importantes

A Academia chama de Big 5, as cinco principais categorias do Oscar: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Diretor. Apenas 3 filmes ganharam estatuetas das 5 categorias:
Aconteceu Naquela Noite (1934)

Um Estranho no Ninho (1975)

Silêncio dos Inocentes (1991)

Confira mais algumas curiosidades sobre o Oscar:



  • O maior número de pessoas citadas no agradecimento feito após ganharem a estatueta do Oscar ocorreu na cerimônia de 1947, quando Olivia de Havilland ganhou o seu prêmio como melhor atriz pelo desempenho no filme de 1946 Só resta uma lágrima, e agradeceu a 27 pessoas.
  • O valor de um Oscar pode ser faraônico. Num leilão em 1993, a estatueta ganha pela atriz inglesa Vivien Leigh em 1940, como melhor atriz pelo filme ...E o vento levou, foi arrematada por 562 mil dólares.
  • Em toda a história da premiação, houve apenas dois empates: em 1933 Wallace Beery (The Champ) e Fredric March (O Médico e o Monstro) dividiram o prêmio de melhor ator. Em 1969 foi a vez de Barbra Streisand (Funny Girl) e Katharine Hepburn (O Leão no Inverno) dividirem o de melhor atriz. Na época, era considerado empate um resultado que desse uma diferença de até três votos entre os mais votados. Hoje, o empate se tornou muito mais difícil porque o número de votos precisa ser rigorosamente igual.
  • Walt Disney tem o maior número de indicações ao Oscar de todos o tempos: 64.
  • A trilogia cinematográfica O Senhor dos Anéis é a única franquia a receber simultaneamente o prêmio Oscar de Melhores Efeitos Visuais.
  • Dois grandes atores já recusaram o prêmio desejado por tantos: George C. Scott e Marlon Brando. Scott, premiado por Patton, avisou antes que não aceitaria se ganhasse, porque não acreditava em competição entre atores. Ganhou assim mesmo e não aceitou receber. Brando, que já havia sido premiado em 1955 por Sindicato de Ladrões e aceitou, mandou uma índia de nome Sacheen Little Feather representá-lo na entrega dos prêmios de 1973, que lhe deu o segundo Oscar por The Godfather. Sacheen subiu ao palco na hora do anúncio da vitória de Brando – feito por Liv Ullman e pelo então novo 007Roger Moore - recusou o prêmio em nome dele e enfureceu a platéia e o público televisivo, com um discurso escrito pelo ator contra a opressão sofrida pelo índionorte-americano. Tempos depois, descobriu-se que a "índia" era na verdade uma dançarina do Texas que acabou posando para a revista Playboy.
  • A mais jovem vencedora de um Oscar foi a pequena Tatum O'Neal, filha do ator Ryan O'Neal, que aos dez anos recebeu o premio como atriz coadjuvante no filme Lua de Papel, de 1974. A segunda mais jovem, a canadense Anna Paquin, só pôde assistir ao próprio filme cinco anos após sua produção. O filme O Piano, em que ela ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante, era proibido para menores de dezesseis anos e ela só tinha onze.
  • A atriz Meryl Streep é a recordista de indicações ao prêmio, com 17 no total, desde 1979. Venceu três vezes: como melhor atriz coadjuvante por Kramer versus Kramer, em 1980, como melhor atriz, por A Escolha de Sofia, em 1983, e por A Dama de Ferro, em 2012.
  • Ben-HurTitanic e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, são os filmes que mais conquistaram prêmios, 11 estatuetas cada um.
  • A trilogia O Senhor dos Anéis foi a franquia mais prestigiada pela Academia: foram 17 prêmios Oscar em 30 indicações.
  • Uma inserção de comercial de televisão de trinta segundos na rede de TV ABC, transmissora da festa, em rede nacional durante a entrega do Oscar, pode custar 220 mil dólares.
  • Tornam-se eleitores do Oscar todos aqueles profissionais de cinema que tenham ao menos sido indicados uma vez para alguns de seus prêmios. Entre os poucos brasileiros habilitados para votarem estão a atriz Fernanda Montenegro e os cineastas Walter SallesBruno Barreto e Fernando Meirelles.
  • O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei é o primeiro, e até hoje, o único filme de fantasia da história a receber um prêmio Oscar de Melhor Filme.
  • Na categoria de melhor "filme de língua estrangeira," apenas um país latino-americano já conseguiu uma estatueta, por duas vezes: a Argentina, com A História Oficial, em 1986, e El secreto de sus ojos, em 2010. A Itália e a França dividem a liderança nesta categoria: doze vitórias cada.
  • A categoria "Melhor Filme de Língua Estrangeira" é freqüentemente referida por "Melhor Filme Estrangeiro" que é uma categoria inexistente. O Oscar de melhor filme de língua estrangeira não vai para o país da língua falada no filme, mas para o país da nacionalidade do diretor do filme—embora a Língua deste filme tenha que ser estrangeira ao Inglês. Aliás, até 1955 a Academia presenteava o Oscar só aos filmes de língua estrangeira que eram feitos nos EUA. Em resumo, não é o filme que precisa ser de direção estrangeira para este ganhar o prêmio, mas a Língua do filme é que tem que ser estrangeira para o filme concorrer ao prêmio e quem ganha o Oscar não é o país da nacionalidade da língua, nem aonde o filme é rodado, ou o país da nacionalidade da producão do filme, mas o diretor do filme.
  • Alguns dos maiores ícones da história do cinema jamais conseguiram ganhar um Oscar por um dos seus filmes. Os casos mais notáveis entre eles são os de Richard BurtonStanley Kubrick,Alfred HitchcockKirk Douglas que recebeu um Oscar honorável das mãos de seus filhos incluindo Michael Douglas em 1996 e até o gênio Charles Chaplin, que também ganhou um honorário em1972, aos 82 anos de idade.
  • A pessoa mais jovem a ser indicada a um óscar dentre todas as categorias foi Justin Henry, indicado na categoria melhor ator coadjuvante aos 8 anos de idade.
  • Os únicos filmes vencedores do Oscar de melhor filme a levar apenas uma estatueta foram The Broadway MelodyMutiny on the Bounty e Grand Hotel, sendo que este último não foi indicado a mais nenhuma categoria.
  • Em toda a história, apenas duas pessoas receberam um Oscar póstumo: Peter Finch, por Rede de Intrigas, em 1976, e Heath Ledger, por O Cavaleiro das Trevas, em 2009. Outros cinco atores falecidos receberam indicação: Spencer TracyMassimo TroisiRalph RichardsonJeanne Eagels e James Dean.
  • Apenas 3 filmes receberam os cinco principais prêmios da Academia - Melhor AtrizMelhor Ator, Melhor Roteiro (Adaptado ou Original), Melhor Diretor e Melhor Filme - são eles: Aconteceu Naquela Noite, em 1934Um Estranho no Ninho, em 1975 e O Silêncio dos Inocentes, em 1990.
  • "Lose Yourself", música do cantor norte-americano Eminem, foi o primeiro rap a vencer o Oscar de melhor canção, em 2003. Eminem, contudo, irritado com produção do evento, que pediu ao rapper para criar uma versão "light" da música, enviou o seu produtor Luis Resto para receber a estatueta, enquanto ele mesmo ficou sentado em sua cadeira no evento.
  • No mesmo ano da indicação e vitória de Eminem, Caetano Veloso se tornou o primeiro brasileiro a se apresentar em uma cerimônia do Oscar. O cantor baiano interpretou a música Burn it Blue, tema do filme "Frida", canção esta que foi indicada ao Oscar, mas derrotada. O vencedor do Oscar de melhor roteiro original, "Fale com Ela", de Almodóvar, também contava com Caetano, que cantou uma música em uma cena do filme.
  • A série cinematográfica de sucesso, "Harry Potter", nunca ganhou um Oscar em seus filmes. O último filme da série: Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2, também não ganhou nenhum prêmio[3], apesar de ter sido indicado em 3 categorias[4]. A série é uma das franquia cinematográficas com a maior bilheteria de todos os tempos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...